Alcance, Relevância E Importância do LIPq-LAREMAR

 

alcance

RELEVÂNCIA

GERAL: Atuação no Estado da Arte da Ressonância Magnética Nuclear Visando:

  • a realização e eventual processamento de experimentos;
  • a assessoria no aconselhamento de experimentos;
  • a interpretação de experimentos;
  • treinamentos para operadores;
  • o apoio à criação de laboratórios e instalação de equipamentos de RMN no estado;
  • a difusão da RMN no estado e no país;
  • o fornecimento de cursos de RMN na UFMG, em escolas da AUREMN e em congressos;
  • a divulgação do LAREMAR para a comunidade geral em atividades de extensão universitária.

PARA A COMUNIDADE EXTERNA À UFMG

O LAREMAR foi criado em 1995 para atender às demandas de pesquisadores da UFMG e do estado, de forma consorciada. Nesses 26 anos, já foram prestadas análises para pesquisadores de todas as universidades federais mineiras, bem como de outras instituições de ensino públicas (como UEMG e CEFET-MG) e privadas (como Newton Paiva). Fora de MG, já foram atendidas demandas de instituições como IFAC, IFES, UESB, UESC, UFAL, UFAM, UFBA, UFES, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFSM, UNB e UNICAMP. Já foram atendidas inúmeras demandas de instituições de pesquisa, como a FUNED, Instituto René Rachou e CDTN. A RMN, por atender áreas diversificadas do conhecimento, é uma técnica bastante versátil e, portanto, extremamente estratégica para a realização de pesquisas interdisciplinares, que possibilitam desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação. Nesse sentido, várias empresas têm sido atendidas em projetos de parceria com pesquisadores usuários do LAREMAR, podendo-se citar projetos com: PETROBRAS, FIAT, CEMIG, Quiral Química do Brasil, Nanonib, Vale, EMBRAPA, Boeing, OdontoTech, FERTILITATIS, dentre outras.

Destaca-se que periodicamente são oferecidos cursos para treinamento de usuários operadores de espectrômetros do LAREMAR, que são atendidos por pesquisadores, professores e, principalmente, por pós-graduandos, que utilizam diretamente a RMN em seus projetos. Esses cursos práticos formam profissionais com perfil diferenciado, capazes de trabalhar não apenas na interpretação de dados de ressonância, mas também na operação de espectrômetros de RMN. Vários usuários operadores treinados no LAREMAR trabalharam posteriormente com operação de outros espectrômetros no Brasil e no exterior. Ademais, além de usuários operadores, vários projetos apoiados pelo LAREMAR visam a formação de pessoal especialista em RMN, sendo que vários ex-estudantes usuários encontram trabalhando diretamente com espectroscopia de RMN em diferentes instituições, inclusive no gerenciamento de laboratórios de RMN

IMPORTÂNCIA 

  • PARA A UFMG

Por 27 anos o LAREMAR apoia o ensino e extensão no âmbito da RMN. Diversas unidades são atendidas via suporte a pesquisas que geram trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos e patentes. São formados usuários operadores e especialistas em RMN. Os serviços de RMN contribuem para obtenção de resultados importantes em avaliações dos programas de pós-graduação. O LAREMAR coloca a UFMG em patamar de respeito no cenário da RMN no país. Trabalhos com dados do LAREMAR já foram publicados em inúmeras revistas de alto impacto, vários como capas. São apoiados vários projetos de cooperação internacional (como CAPES- COFECUB/DAAD/DGU), contribuído para a internacionalização da UFMG. Vários projetos de parcerias com empresas (privadas/estatais) têm sido apoiados. Análises têm apoiado demandas de instituições como Ministério Público e Polícia Militar, o que mostra atuação da UFMG em assuntos de interesse da sociedade. Destaca-se o apoio a projetos de combate à pandemia à COVID-19.