Corpo Técnico

 Corpo Técnico do LIPq – LAREMAR – Laboratório
de Ressonância Magnética de Alta Resolução

1 – Professor Jarbas Magalhães Resende: Sua formação acadêmica é toda direcionada à espectroscopia de RMN, tendo realizado (a) estágios de iniciação científica com RMN de pequenas moléculas e estudos estruturais e conformacionais de derivados de produtos naturais; b) mestrado em análise conformacional, utilizando parâmetros experimentais e teóricos da RMN; (c) doutorado com estudos estruturais e de interação com membranas de peptídeos. Os temas de pesquisa utilizam a RMN em solução e do estado sólido em estudos da estrutura e da interação com membranas de peptídeos, síntese de peptídeos e análise conformacional. Colabora com grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, que atuam em áreas como biomoléculas, síntese orgânica, produtos naturais, química ambiental e polímeros.

2 – Professor Adolfo Henrique de Moraes Silva: Realizou seu doutorado no Centro Nacional de RMN (UFRJ). Trabalha com RMN no estudo da interação de proteínas com anticorpos, através de análise estrutural e de dinâmica molecular. Tem experiência na aplicação de vários experimentos que utilizam relaxação de spin para caracterizar a dinâmica molecular em diversas
escalas de tempo. Participa da equipe do projeto de colaboração internacional Brasil/Suíça para pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra o vírus da Dengue.

3 – Professora Mariana Torquato Quezado de Magalhães : Professora Adjunta A1, Departamento de Bioquímica e Imunologia. Pesquisadora em Biologia Estrutural Experimental na caracterização de proteínas e peptídeos por meio da Ressonância Magnética Nuclear, e da Espectrometria de Massa. Especificamente a pesquisa envolve estudos de enovelamento de proteínas, plasticidade estrutural e multiplicidade funcional que descrevem a ação de peptídeos biologicamente ativos sobre membranas celulares.

4 – Dra. Ivana Silva Lula: Técnica do LAREMAR desde sua fundação, atuou nesses anos na realização de uma gama variada de experimentos, com aplicações nas mais variadas linhas de pesquisas, o que é característica de um laboratório multiusuário. É mestre e doutora em química, tendo utilizado RMN como principal ferramenta em seus estudos. Além de técnica do LAREMAR, tem currículo compatível com o de pesquisador, tendo publicado vários artigos e aprovado projetos, todos eles associados à RMN.

5 – Dra. Amanda Silva de Miranda: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e mestrado em Química pelo Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), sob orientação dos professores Eliezer Barreiro e Lídia M. Lima, tendo concluído o doutorado (2016) na mesma instituição sob a supervisão dos professores Rodrigo O. M. A. de Souza e Leandro S. M. e Miranda. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Karl-Franzens-Universität Graz – Áustria, sob supervisão do Prof. Dr. C. Oliver Kappe. Atua nas áreas de fluxo contínuo e biocatálise aplicada à síntese de compostos quirais enantiomericamente puros úteis na síntese de fármacos.

6 – José Dias de Souza Filho: É Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é professor Visitante do Programa de Pós-Graduação CiPharma do Departamento de Farmácia da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto tendo ingressado em novembro de 2020. Sua atuação no PPG-CiPharma está relacionada ao apoio à infraestrutura do Laboratório Multiusuário de Caracterização de Moléculas – LMCM, projetos de pesquisa que demandam a Ressonância Magnética Nuclear (RMN), atividades acadêmicas de ensino da RMN, estabelecimento de cooperações institucionais e incremento da visibilidade do PPG-CiPharma no âmbito nacional e internacional.